terça-feira, 11 de março de 2014

SESSÃO COMÉDIA - Séries de TV - 1987 à 1988

 

Quase no final dos anos 80, finalmente a TV brasileira incorporou a sua programação as famosas comédia de costumes, as sitcoms, tão comum na rede americana de televisão! A Rede Globo foi um das pioneiras neste segmento, o que foi seguido por outras emissoras. Talvez fosse programas como tapa-buraco (deviam ser mesmo!), ou que a grandes rede americanas impusessem em seus contratos a obrigatoriedade em adquirir esses enlatados em pacote com filmes de sucesso, por exemplo! A Rede Bandeirantes (BAND) e o SBT, também investiram neste segmento, e podemos encontrar até hoje na programação destas redes, muitas das vezes em horários ingratos, como a madrugada. Enfim, quase no final dos anos 80, podemos ter uma ideia de como eram estas sitcoms.

 Nesta época, as sitcoms, tinham como pano de fundo em suas história desencontros e mal entendidos do cotidiano, e algumas vezes chegando a beira da loucura, sempre usando o sacarmo e a ironia como catalisadores do riso. Mesmo assim, as situações se pareciam bem com os telespectadores. No fim das contas, eram histórias de pessoas comuns vivendo juntas. 

Para estas primeiras sitcoms, a Globo reservou o fim da tarde de segunda a sexta, em que cada dia, tínhamos uma série diferente. Eram estas:

SEGUNDA-FEIRA - AS SUPER GATAS


Uma ideia simples: quatro senhoras vivendo juntas em uma casa na cidade de Miami, mas muito diferentes entre si (o que mais cotidiano do que isso?). As senhoras eram: Rose, a atrapalhada e sem muita inteligência, Blanche quase uma ninfomaníaca, Dorothy a mais sarcástica e irônica, e Sofhia (mãe de Dorothy) excêntrica e sempre com uma história da sua juventude na Sicília. A atriz Estelle Getty (Sofhia) é apenas 73 dias mais jovem que Beatrice Arthur (Dorothy - sua filha no seriado), mas que não interferia na caracterização das personagens como nas novelas no Brasil. Nos E.U.A. a série durou 7 anos, sempre os 10 programas mais assistidos.   

TERÇA-FEIRA - PRIMO CRUZADO

Nas terças, entravam as histórias de dois primos bem diferentes: o caipira Zeca e o suburbano Larry, sendo que as diferenças culturais dos dois era ponto alto da série. O título em português vem do momento em que o Brasil vivia com o Plano Cruzado. Na serie original, Zeca se chamava Balki e vinha de uma ilha da Grécia, já a adaptação no Brasil, Balki virou Zeca e vinha do interior de Minas Gerais, inclusive com sotaque mineiro. Essa excelente adaptação agradou em cheio o publico que se identificou com as piadas usando o Brasil como pano de fundo. Talvez tenha sido a série com maior sucesso, por que no fim da Sessão Comédia, ela ainda continuou passando aos sábados a tarde.

QUARTA-FEIRA - CARAS & CARETAS


No meio da semana, entrava o conflito de gerações dentro de uma família, só que de forma inversa. Aqui, os pais eram moderninhos, meio que hippies, e os filhos totalmente caretas. Um exemplo: enquanto o pai usava roupas descoladas, o filho usava terno e gravata. Foi nesta série que o ator Michael J. Fox ganhou fama mundial, sendo hoje uns dos grandes astros do cinema, principalmente com a série De Volta para o Futuro. Apesar do tom de conflito, a série nunca entrava no mérito moralista, usando o bom humor para lidar com a educação e o crescimento dos filhos.

QUINTA-FEIRA - O PODEROSO BENSON
Política é uma piada no Brasil? Na quinta, podíamos rir de um pouco disso. Aqui, o mordomo negro Benson Dubois trabalha na casa do atrapalhado governador Gene Gatling, sendo honesto e sempre querendo ajudar seus eleitores...pronto..pode começar a rir, leitor!! Benson acaba virando um conselheiro do governador nos momentos de crise, devido a sua grande inteligência e astúcia. Mas o riso rolava solto quando Benson "enfrentava" a governanta alemã da casa, a senhora Kraus. As tiradas entre os dois e base da série. No ultimo episódio, que não foi exibido no Brasil, Benson se candidata para o governo, concorrendo com seu próprio ex-patrão, mas o resultado não foi mostrado.

SEXTA-FEIRA - A SUPER VICKY



Sexta entrava em cena, a robozinha Vicky, como já não bastasse ser difícil criar adolescentes. O inventor Ted Lawson cria Vicky e a leva para casa, para interagir com sua familía, principalmente com seu filho. As confusões começam por que Vicky parece ser uma criança normal, mas todos tentam esconder que ela é um robô. E ainda ela leva as falas dos outros ao pé da letra. A série fez algum sucesso, e teve 4 temporadas.

Estas era as séries que estavam nos fins de tarde na Sessão Comédia, o que na minha opinião é bem melhor que a tal da Malhação! E voce, o que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga lá!